Certificações Profissionais e a nossa carreira

Qual o real valor de uma certificação profissional?

Certificações profissionais e a nossa carreira
Certificações profissionais e a nossa carreira

Durante anos fui um severo crítico das certificações profissionais, pois acreditava que ter ou não ter uma certificação profissional não definiria minha competência e assim não teria nenhum impacto em minha carreira.
Comecei a observar o crescimento de profissionais certificados em outros segmentos como o setor Financeiro, na área de Qualidade e em Tecnologia da Informação e resolvi refletir sobre o fato.

Como atuo na área de projetos, meu primeiro ato foi começar a ler sobre as certificações de gerenciamento de projetos e em uma dessas pesquisas encontrei a certificação Project Management Professional (PMP®). Pesquisei muito a certificação e comecei a ler e entender o livro que detalhava o conhecimento necessário para a certificação (Guia PMBOK).

Para minha surpresa, muitas das ações que já executava e acreditava, estavam descritas no Guia, e outras que não conhecia fizeram muito sentido quando passei a entender. Me certifiquei, e hoje sou um defensor do conhecimento que encontrei nesta publicação. É claro que como tudo que lemos ou fazemos, não há nada perfeito e sempre há uma oportunidade para se melhorar algo.

Nós, profissionais, precisamos entender a nossa fatia de responsabilidade no processo de desenvolvimento de nossas carreiras e mudanças em nosso ambiente de trabalho.

Não há receitas prontas, fórmulas mágicas, botões que ligam e desligam, e muito menos bala de prata para resolver os problemas de nosso dia a dia.


eBook - Planejando a sua carreira em Gestão de Projetos

Selecionei um de nossos eBook para complementar sua leitura.
Baixe já o seu e boa leitura.


O que existe é trabalho árduo, leitura e estudos, respeito pelos demais profissionais com quem trabalhamos e muita autocrítica. Em que podemos melhorar?

Quando pensei em minha certificação, minha ideia era usar aquele conhecimento para melhorar a forma de realizar meu trabalho e mudar aquilo que não concordava ou pensava que poderia ser realizado de uma outra maneira. Sempre digo que somos os agentes de mudanças, e se não fizermos a nossa parte, nada acontecerá.

Em gerenciamento de projetos, com a minha certificação PMP® tive acesso a muitas ferramentas que permitiram melhorar minha comunicação com as partes interessadas de meus projetos.

Pude entender melhor suas necessidades e expectativas, o que no geral contribuiu muito para o comprometimento de todos, fossem eles clientes, equipe ou executivos.

Algumas técnicas me ajudaram a ser mais eficiente em minhas ações diárias e me prepararam melhor para superar os obstáculos constantes encontrados pelos profissionais que atuam em uma função como a de Gerente de Projetos, que promove mudanças nas organizações, mudanças que nem sempre agradam a todos.

Enfim, qualquer título, seja ele um MBA, um Mestrado, um Doutorado ou uma certificação profissional será apenas um pedaço de papel!

E que muitas vezes nem em papel está (é digital), não servirá para nada, se ao menos não nos fizer refletir o real motivo para a conquista deste título, como pretendemos utilizá-lo em nossa rotina e como podemos evoluir com esse novo conhecimento.

Como um profissional inquieto, posso garantir que a grande contribuição da certificação para minha carreira foi mudar a maneira como realizo o trabalho que desenvolvo…

A Certificação desperta a necessidade de estar sempre em busca de novos conhecimentos para melhorar o que faço e melhorar quem eu sou.

Para você que é certificado ou não, acredito que o conhecimento que não é compartilhado e aplicado é inútil e que uma certificação não mede nossa competência profissional, mas pode fazer mudar nossa forma de pensar e agir.


eBook - Planejando a sua carreira em Gestão de Projetos

Muito obrigado pela leitura e não esqueça de baixar seu eBook :)

Baixe já e boa leitura.

 

 

Autor: Alex Brasil

Alex é o responsável pelo programa de Formação de Gerentes de Projetos e Certificações CAPM® e PMP® da Clarify. Atuou por mais de 20 anos como gerente de projetos no ramo industrial, bancos, farmacêutico, logística e consultorias de automação tecnológica e financeira.E-mail | alex.brasil@clarify.com.br Twitter | AlexBrasilPMP LinkedIn | https://br.linkedin.com/in/alexbrasil/pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code