Mantendo a sua certificação PMP ou CAPM: Como informar PDUs

A cada 3 anos (36 meses) a certificação PMP® precisa ser renovada. Não é necessário fazer outra prova, apenas comprovar algumas exigências junto ao PMI®.

A cada 1 hora de atividade profissional ou treinamento em gestão de projetos, 1 PDU (Professional Development Unit) será gerada. As PDU´s podem ser informadas ao PMI, tão logo sejam geradas, ou seja, não é necessário (nem recomendável), aguardar 36 meses para iniciar o processo.

As PDU´s também podem ser geradas em fração.

A menor quantidade de PDU que pode ser informada é de 0,25, o que significa 15 minutos de atividades em gerenciamento de projetos. Para atividades de 30 minutos 0,50 PDU será gerada.

As atividades informadas podem ser auditadas de forma aleatória e o PMI solicitará documentos que comprovem o que foi informado.

Para a certificação PMP® são necessárias 60 PDU´s em um período de 36 meses.

É importante lembrar que a não renovação no tempo permitido pelo PMI, pode gerar o cancelamento da certificação PMP® e início de todo o processo de certificação novamente.

São necessárias 2 ações:

  1. Informar horas de atividades em gestão de projetos (profissional, cursos – técnicos, de liderança e de negócios -, voluntariado, produção de conteúdo, etc)
  1. Pagar uma taxa de US$ 150 para não associados ao PMI (uma única vez a cada 36 meses). Para associados o valor da renovação é de US$ 60.

Todas as informações sobre a renovação de sua certificação podem ser encontradas no Handbook Continuing Certification Requiriments (CCR) no link: https://migre.me/toc4Y

A partir de Dezembro/2015 o PMI criou o Triângulo de Talentos e agora algumas horas de treinamento são obrigatórias, assim como o número de PDUs por atividade profissional tem um limite (08 horas).

Há 3 tipos de horas em treinamento: Técnica (Technical Project) , de Liderança (Leardership) e de Negócios (Strategic and Business).

São necessárias 08 horas de treinamento técnico, 08 horas de treinamento em Liderança e 08 horas de treinamento relacionados a negócios e estratégia. Das 60 PDUs, pelo menos 35 horas (35 PDUs), precisam ser de treinamento.

The PMI Talent Triangle
The PMI Talent Triangle
  • Como treinamento na área de Negócios e Estratégia podem ser incluídos cursos de finanças, marketing, modelos de negócios, planejamento estratégico, viabilidade de projetos, governança corporativa.
  • Como treinamento na área de Liderança podem ser incluídos cursos de coaching, mentoring, resolução de conflitos, formação de equipes, comunicação, liderança, negociação.
  • Na área Técnica estão todos os treinamentos diretamente relacionados a projetos, programas e portfólios. As práticas ágeis também fazem parte desta categoria.

A composição de horas para a renovação da certificação PMP pode ser vista na imagem a seguir:

The New Continuing Certification Requirements (CCR) Program
The New Continuing Certification Requirements (CCR) Program

Fonte: https://migre.me/toc8a

 Procedimento:

  1. Acessar: pmi.org
  2. Clicar em Login e informar usuário e senha PMI
  3. Clicar em myPMI
  4. Ao lado direito, parte inferior da tela, clicar em Report PDUs
  5. Escolha o tipo de evento que deseja cadastrar dentro da categoria EDUCATION ou GIVING BACK
  6. Por exemplo, para informar um curso, selecione Course or Training na categoria EDUCATIONpmi-passo-2
  7. Preencher as informações do curso. O preenchimento de alguns campos é opcional.pmi-passo-3
  8. Informar a quantidade de PDU´s por categoria: Técnica, Liderança e de Negócios e Estratégica. Não é necessário ter PDU´s em todas as categorias no mesmo treinamento.
  9. Selecionar o campo I agree this claim is accurate e depois clicar em Submit.
  10. Aguardar e-mail de confirmação do PMI se as PDU´s foram aceitas (procedimento normal).

Manter a sua certificação não é difícil.

Procure reportar as suas atividades assim que elas ocorrerem, evitando auditoria do PMI. Planeje também suas atividades de treinamento com antecedência, escolhendo cursos relevantes ao seu desempenho profissional.

Autor: Alex Brasil

Alex é o responsável pelo programa de Formação de Gerentes de Projetos e Certificações CAPM® e PMP® da Clarify. Atuou por mais de 20 anos como gerente de projetos no ramo industrial, bancos, farmacêutico, logística e consultorias de automação tecnológica e financeira.E-mail | alex.brasil@clarify.com.br Twitter | AlexBrasilPMP LinkedIn | https://br.linkedin.com/in/alexbrasil/pt

1 pensamento em “Mantendo a sua certificação PMP ou CAPM: Como informar PDUs”

  1. Alex, bom dia!

    Por favor, poderia confirmar se as horas de treinamento podem ser em qualquer instituição (online ou presencial) ou se precisam ser de alguma instituição credenciada?

    Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code