Mantendo a sua certificação PMP ou CAPM: Como informar PDUs

A cada 3 anos (36 meses) a certificação PMP® precisa ser renovada. Não é necessário fazer outra prova, apenas comprovar algumas exigências junto ao PMI®.

A cada 1 hora de atividade profissional ou treinamento em gestão de projetos, 1 PDU (Professional Development Unit) será gerada. As PDU´s podem ser informadas ao PMI, tão logo sejam geradas, ou seja, não é necessário (nem recomendável), aguardar 36 meses para iniciar o processo.

As PDU´s também podem ser geradas em fração.

A menor quantidade de PDU que pode ser informada é de 0,25, o que significa 15 minutos de atividades em gerenciamento de projetos. Para atividades de 30 minutos 0,50 PDU será gerada.

As atividades informadas podem ser auditadas de forma aleatória e o PMI solicitará documentos que comprovem o que foi informado.

Para a certificação PMP® são necessárias 60 PDU´s em um período de 36 meses.

É importante lembrar que a não renovação no tempo permitido pelo PMI, pode gerar o cancelamento da certificação PMP® e início de todo o processo de certificação novamente.

São necessárias 2 ações:

  1. Informar horas de atividades em gestão de projetos (profissional, cursos – técnicos, de liderança e de negócios -, voluntariado, produção de conteúdo, etc)
  1. Pagar uma taxa de US$ 150 para não associados ao PMI (uma única vez a cada 36 meses). Para associados o valor da renovação é de US$ 60.

Todas as informações sobre a renovação de sua certificação podem ser encontradas no Handbook Continuing Certification Requiriments (CCR) no link: https://migre.me/toc4Y

A partir de Dezembro/2015 o PMI criou o Triângulo de Talentos e agora algumas horas de treinamento são obrigatórias, assim como o número de PDUs por atividade profissional tem um limite (08 horas).

Há 3 tipos de horas em treinamento: Técnica (Technical Project) , de Liderança (Leardership) e de Negócios (Strategic and Business).

São necessárias 08 horas de treinamento técnico, 08 horas de treinamento em Liderança e 08 horas de treinamento relacionados a negócios e estratégia. Das 60 PDUs, pelo menos 35 horas (35 PDUs), precisam ser de treinamento.

The PMI Talent Triangle
The PMI Talent Triangle
  • Como treinamento na área de Negócios e Estratégia podem ser incluídos cursos de finanças, marketing, modelos de negócios, planejamento estratégico, viabilidade de projetos, governança corporativa.
  • Como treinamento na área de Liderança podem ser incluídos cursos de coaching, mentoring, resolução de conflitos, formação de equipes, comunicação, liderança, negociação.
  • Na área Técnica estão todos os treinamentos diretamente relacionados a projetos, programas e portfólios. As práticas ágeis também fazem parte desta categoria.

A composição de horas para a renovação da certificação PMP pode ser vista na imagem a seguir:

The New Continuing Certification Requirements (CCR) Program
The New Continuing Certification Requirements (CCR) Program

Fonte: https://migre.me/toc8a

 Procedimento:

  1. Acessar: pmi.org
  2. Clicar em Login e informar usuário e senha PMI
  3. Clicar em myPMI
  4. Ao lado direito, parte inferior da tela, clicar em Report PDUs
  5. Escolha o tipo de evento que deseja cadastrar dentro da categoria EDUCATION ou GIVING BACK
  6. Por exemplo, para informar um curso, selecione Course or Training na categoria EDUCATIONpmi-passo-2
  7. Preencher as informações do curso. O preenchimento de alguns campos é opcional.pmi-passo-3
  8. Informar a quantidade de PDU´s por categoria: Técnica, Liderança e de Negócios e Estratégica. Não é necessário ter PDU´s em todas as categorias no mesmo treinamento.
  9. Selecionar o campo I agree this claim is accurate e depois clicar em Submit.
  10. Aguardar e-mail de confirmação do PMI se as PDU´s foram aceitas (procedimento normal).

Manter a sua certificação não é difícil.

Procure reportar as suas atividades assim que elas ocorrerem, evitando auditoria do PMI. Planeje também suas atividades de treinamento com antecedência, escolhendo cursos relevantes ao seu desempenho profissional.

Autor: Alex Brasil

Alex é o responsável pelo programa de Formação de Gerentes de Projetos e Certificações CAPM® e PMP® da Clarify. Atuou por mais de 20 anos como gerente de projetos no ramo industrial, bancos, farmacêutico, logística e consultorias de automação tecnológica e financeira.E-mail | alex.brasil@clarify.com.br Twitter | AlexBrasilPMP LinkedIn | https://br.linkedin.com/in/alexbrasil/pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code