Metodologia Scrum – O que é o Gerenciamento Ágil de Projetos?

metodologia agil com scrum
Metodologia Scrum – O que é o Gerenciamento Ágil de Projetos?

Vivemos em um mundo em que cada vez mais as empresas têm pressa em mudar e criar novas soluções.

Quanto mais rápido novas ideias forem implementadas, mais rápido a empresa ganha.

Dentro de uma empresa, estamos em um projeto todas as vezes que estamos trabalhando em algo novo – como a criação de uma nova solução, um novo sistema, um novo produto, ou ainda quando resolvemos melhorar ou mudar alguma coisa – uma nova versão do produto ou ainda reestruturando um departamento ou melhorando um serviço.

Com a necessidade de entregar essas novidades o mais breve possível, as empresas buscam maneiras de executar os projetos mais rápido. É aí que muitas vezes a palavra ÁGIL pode ser usada com um significado distorcido, pois muitas vezes pensamos em trabalhar do jeito que sempre trabalhamos, mas apenas entregar mais rápido.

…um projeto de curta ou longa duração ainda pode ser chamado de Ágil. É a forma de trabalhar que define ser ágil.

O Gerenciamento de Projetos Ágil defende valores e uma abordagem de trabalho que realmente trazem como consequência final muitas vezes um produto pronto mais rápido, mas essa seria uma definição muito limitada e nem sempre verdadeira para a Abordagem Ágil de Gerenciamento de Projetos, pois um projeto de curta ou longa duração ainda pode ser chamado de Ágil. É a forma de trabalhar que define ser ágil.

Muitos projetos começam com grandes expectativas de resolver um problema ou implementar uma solução na empresa, mas acabam levando tanto tempo para serem planejados e implementados que quando o produto finalmente é entregue, o cliente já não precisa mais ou suas necessidades mudaram, ou o mercado já evoluiu e no fim o trabalho não gera o resultado previsto.

metodologia agil com scrum

Neste contexto, a rapidez em se adaptar e reagir às mudanças do mercado e às necessidades do cliente são essenciais para o sucesso do projeto. E é essa rapidez que a Abordagem Ágil em Gerenciamento de Projetos garante, pois haverá ao longo do projeto mecanismos suficientes para detectar e incorporar as mudanças necessárias para ainda assim chegar ao final do projeto com um resultado satisfatório que realmente atende às expectativas do cliente ou do mercado.

O SCRUM traz uma abordagem que permitirá entregar o máximo de resultados para seu negócio ou cliente no menor tempo possível…

Trazendo uma estrutura de trabalho que permite lidar corretamente com as necessidades de rápida adaptação e reação que o mercado exige nos dias de hoje.

Conclusão

Ao trabalhar com equipes que adaptam sua forma de trabalhar e recebem as novas demandas do cliente sem impactar no trabalho e prazo final do projeto, conseguiremos aplicar a abordagem ágil de forma eficaz em nossas organizações.

Está pronto para obter uscrum-clarifyma nova perspectiva sobre Gestão de Projetos? Clique aqui e conheça nosso Curso de SCRUM.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code