Montando a estratégia para o exame de certificação PMP®

Montando a estratégia para o exame de certificação PMP®

Olá amigos, tudo bem?

Nesse post vou apresentar um dos pontos mais críticos para quem deseja se tornar um profissional certificado PMP: o dia da prova.

Por se tratar de uma prova extensa, com 200 questões e 4 horas de duração, é preciso planejar como respondê-la com segurança antes que o tempo acabe. A média é de 1 minuto e 12 segundos para cada questão, algumas têm textos grandes, algumas informações irrelevantes, outras demandam cálculos, algumas exigem a análise de diagramas de rede e outras são mais simples e objetivas.

“Para ter um bom desempenho na prova, é preciso definir uma estratégia e um ritmo adequado.”

Na estratégia, defina por exemplo, como fará quando for exibida uma questão muito longa ou em que seja necessário um cálculo um pouco mais demorado. Você marcará a questão para revisão e no final do exame a responderá com calma? ou vai tentar responder todas as questões sequencialmente, mesmo que sejam mais complexas?

No dia da prova é fundamental que você já tenha pensado nisso, pois não ter uma estratégia no dia do exame pode torná-lo muito mais cansativo e difícil, além é claro de contribuir para uma maior demora no tempo de cada resposta.


Separamos esse eBook para você. Baixa gratuitamente.
Separamos esse eBook para você. Baixa gratuitamente.

Selecionei um de nossos eBook para complementar sua leitura.
Baixe já o seu e boa leitura.


Lembre-se que no software do exame existe um campo em que você poderá marcar a questão para ser revisada, e depois rapidamente selecionar apenas as questões marcadas.

ritmo define sua meta de questões respondidas a cada fração de tempo do exame. Como você não poderá usar relógio na sala da prova, uma forma muito simples de gerenciar seu tempo é observar o cronômetro exibido na parte superior da tela e a cada 30 minutos, verificar se respondeu 25 questões.

Nos primeiros 30 minutos sua meta é estar próximo ou na questão 25, depois de 1 hora de prova você deve estar na questão 50; e assim até o final.

Monitorar seu tempo é importante para garantir tranquilidade e a possibilidade de ser mais rápido nas respostas se perceber logo no início que está um pouco atrasado.

Quanto mais cedo perceber que há um atraso, mais simples fica recuperar o tempo.

Se perceber que está adiantado, você pode usar esse tempo para uma parada estratégica para uma hidratação. Considere mais ou menos 10 minutos se precisar fazer alguma parada.

Lembre-se então no dia do exame: mantenha sua tranquilidade e concentração através de uma estratégia para responder as questões e seja eficiente no tempo de cada resposta, com um ritmo adequado, pois isso aumentará sua chance de sucesso.

Uma dica!

Teste diferentes estratégias antes da prova através de exames simulados. Compare resultados e descubra qual estratégia funciona melhor para você.

Um excelente exame!


Separamos esse eBook para você. Baixa gratuitamente.
Separamos esse eBook para você. Baixa gratuitamente.

Muito obrigado pela leitura e não esqueça de baixar seu eBook :)

Baixe já e boa leitura.

 

 


Clique aqui e conheça o programa mais completo do mercado para certificação PMP®

Autor: Alex Brasil

Alex é o responsável pelo programa de Formação de Gerentes de Projetos e Certificações CAPM® e PMP® da Clarify. Atuou por mais de 20 anos como gerente de projetos no ramo industrial, bancos, farmacêutico, logística e consultorias de automação tecnológica e financeira.E-mail | alex.brasil@clarify.com.br Twitter | AlexBrasilPMP LinkedIn | https://br.linkedin.com/in/alexbrasil/pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code