A área de programação é considerada uma das mais lucrativas do mercado, e para se especializar é preciso conhecer as principais linguagens de programação.

Conseguir um bom emprego na área é o objetivo de muitas pessoas que procuram conhecer as linguagens de programação, e não é por pouco. As oportunidades garantem ótimos salários e benefícios que outras áreas não têm, como flexibilidade de local e horário de trabalho.

Conheça mais sobre o assunto e veja como se especializar em uma dessas linguagens por meio do curso de Python.

O que são linguagens de programação?

As linguagens de programação podem ser interpretadas como conhecimentos escritos (códigos) que seguem um conjunto de instruções, visando ao desenvolvimento de softwares.

Os softwares desenvolvidos a partir da programação podem ser para utilização em computadores, celulares, equipamentos que utilizam IoT ou outro dispositivo que possibilite sua execução.

Em outras palavras: o ato de compreender as linguagens de programação e programar diz respeito a um tipo de escrita que será transformado em um programa (software).

Por que é importante estudar linguagens de programação?

É importante estudar as linguagens de programação para: 

  • saber qual se adequa melhor a um determinado tipo de trabalho;
  • se especializar para se tornar um profissional da área.

E quais são as linguagens de programação mais utilizadas?

As principais linguagens de programação são:

JavaScript

O JavaScript é uma linguagem utilizada amplamente para aplicações web e segue ganhando cada vez mais espaço, tanto para o desenvolvimento de programas desktop quanto mobile.

Trata-se de uma linguagem que preza a interatividade. Por ser uma das opções mais antigas, é considerada uma das mais simples de se utilizar.

HTML/CSS

HTML e CSS devem ser vistas como linguagens de programação distintas, ainda que se complementem.

Ambas são utilizadas para demarcar qual conteúdo estará presente em cada parte do site. Por um lado, o HTML diz respeito à estrutura de base de um site, sendo usado para formar o esqueleto de páginas web.

Por outro lado, o CSS complementa por dar o acabamento na página, ou seja, fazer o papel de “roupagem”. Isto é, se por um lado o HTML faz a arquitetura, o CSS entra como parte da decoração desse espaço.

Python

A linguagem Python tem quase 30 anos e até hoje continua sendo uma das mais requisitadas no mundo. Seu código é de fácil compreensão, sendo bastante utilizado para machine learning e desenvolvimento web.

Sua linguagem é considerada de alto nível e ainda conta com amplo acervo e bons frameworks. Além disso, de acordo com o survey da Stack Overflow Developer, de 2021, Python cresceu e passou a linguagem SQL no ranking, tornando-se a terceira tecnologia mais popular de programação. 
Trata-se da linguagem de programação perfeita para o profissional que visa se tornar um especialista em programar – e para isso deve investir em um bom curso python.

PHP

A linguagem PHP é bastante útil em aplicações web e inclui funções distintas que uma página HTML não é capaz de suportar, por exemplo.

Essa linguagem também é muito aplicada para integrar as informações de uma página e de um banco de dados, como o MySQL, por exemplo.

Java

A linguagem Java é usada no desenvolvimento de aplicativos Android. Entre seus benefícios, é possível destacar a adaptabilidade ao crescimento de utilização de software, sua escalabilidade e sua retrocompatibilidade (versões mais antigas de códigos conseguem ser lidas por versões mais recentes).

Curso de Programação Python

Pretende ingressar na área de programação e se especializar em linguagens de programação? Essa é a hora de conhecer o curso Python da Clarify e garantir as melhores vagas do mercado.

Por meio do curso Python da Clarify, você aprende uma das linguagens de programação que mais crescem em usabilidade e popularidade do mundo, em módulos completos e atualizados.

Navegue pelo site para saber mais sobre o Curso de Programação Python da Clarify.