O consultor de Excel é muito importante para empresas, por isso esse especialista tem ganhado cada vez mais espaço no mercado de trabalho.

O Excel é um dos softwares mais utilizados por empresas de diversos setores e, com certeza, um dos principais programas para análises de dados.

Se a equipe precisa elaborar um relatório, criar tabelas para controlar vendas, montar uma planilha ou um cronograma, o Excel permite essas e outras possibilidades. Entenda o papel do consultor de Excel e saiba o que é preciso para se especializar.

Qual é o papel do consultor de Excel?

O consultor de Excel tem um papel bastante versátil dentro da empresa, podendo desenvolver serviços para startups e grandes corporações, independentemente do setor ou do porte, e atuando também como coordenador e mentor de outros profissionais que precisam aprender a processar dados por meio do Excel.

Um profissional que seja especialista em Excel pode contribuir bastante com a gestão de dados elaborando planilhas de despesas para identificar gastos excessivos, por exemplo, ou organizando o fluxo do caixa e fazendo o planejamento dos próximos investimentos.

Em geral, organizar, otimizar e analisar dados corretamente é o papel do consultor de Excel, e seu trabalho pode trazer resultados rápidos e efetivos para a empresa.

Quais são as qualificações necessárias para o consultor de Excel?

Importante dizer que, para ser consultor de Excel, o profissional não precisa ser certificado pela Microsoft. Por outro lado, possuir algum tipo de certificação é muito válido para atestar que o consultor possui conhecimentos técnicos e avançados de Excel.

Portanto, investir em um bom curso de Excel é fundamental para quem deseja ser consultor de Excel em uma empresa.

Quais são os benefícios de um consultor de Excel para a empresa?

Ter um consultor de Excel na empresa tem diversas vantagens, tais como:

Versatilidade: esse profissional é capaz de elaborar relatórios, planilhas, tabelas, cronogramas e ainda pode conectar os arquivos a várias fontes de dados, como MySQL, SQL, Access e serviços on-line.

Custo-benefício: por ser um profissional bastante versátil, o consultor de Excel representa um ótimo custo-benefício para o quadro de colaboradores da empresa.

Produtividade: O Excel pode ser utilizado em diversos setores da empresa, o que representa a otimização da produtividade. Entre as principais áreas de utilização do software é possível citar:

  • Administração;
  • Comercial;
  • Custos e Formação de Preços;
  • Desenvolvimento de Produto;
  • Estoque;
  • Inteligência Estratégica;
  • Logística;
  • Marketing;
  • Produção;
  • Recursos Humanos.

Com o Excel, é possível maximizar processos, automatizar tarefas e agilizar trabalhos que tomariam muito tempo se feitos manualmente. Tudo isso representa ganhos que o só o consultor de Excel garante à empresa.

Conheça o curso de Excel da Clarify

A Clarify é uma escola que se preocupa com a capacitação de seus alunos e, por isso, desenvolveu um curso que permitirá você atuar como um consultor de Excel altamente qualificado.

Com o curso de Excel da Clarify, o profissional aprende a:

  • consolidar planilhas a partir de dados externos;
  • criar formulários no Excel e automatizar rotinas por meio de macros;
  • criar planilhas completas com fórmulas, funções, formatação profissional e gráficos;
  • criar tabelas dinâmicas e gráficos dinâmicos completos, com campos personalizados, segmentação de dados e linha do tempo;
  • realizar cálculos matemáticos, utilizar fórmulas, funções matemáticas, estatísticas, financeiras e muitas outras.

O profissional também aprenderá outros recursos e dicas que ajudarão a ter muito mais produtividade na hora de criar arquivos. Conheça o curso no site e saiba como ser consultor de Excel.