Por meio da análise de dados, é possível examinar e realizar uma leitura das informações referentes ao mercado e aos processos da sua empresa.

Em um mercado cada vez mais agressivo, é fundamental ter um bom entendimento dos dados. Da mesma forma, dentro do negócio, é por meio da análise de dados que se pode estabelecer estratégias e tomadas de decisões.

Entenda de que forma a análise de dados te ajuda a prosperar e como colocá-la em prática com o Power BI.

O que é análise de dados?

A análise de dados nada mais é que a leitura de números e informações, visando à interpretação e ao desenvolvimento de soluções.

O ato de analisar dados pode ser mais complexo do que parece, principalmente em empresas que lidam com grandes quantidades de dados, por isso é preciso adquirir conhecimentos e utilizar ferramentas para chegar a uma leitura satisfatória.

Quais são os diferentes tipos de análises de dados?

Análise descritiva

Essa vertente da análise de dados prioriza uma leitura dinâmica da atual situação da empresa. Pode ser feita para compreender resultados de vendas, visitas em uma página, conversões, entre outras variáveis que medem a saúde do negócio.

Análise diagnóstica

A análise diagnóstica, como o próprio nome sugere, visa dar ao gestor a compreensão dos acontecimentos, como se desenvolveram e possíveis consequências.

O principal intuito dessa análise é ter uma visão minuciosa das informações de toda a jornada, incluindo as interações e demais acontecimentos de cada etapa de um projeto.

Análise preditiva

Esse tipo de análise busca traçar previsões de como um elemento se comportará, o que pode incluir o desempenho de um produto, o volume de vendas e até mesmo o próprio mercado.

Análise prescritiva

A análise prescritiva se volta para a projeção de quais são as melhores estratégias a serem seguidas, o que se difere da análise preditiva por focar decisões.

Qual a relevância da análise de dados para a gestão de empresas?

A análise de dados é de extrema relevância para traçar um panorama da atual situação e da saúde do negócio, assim como fornecer detalhes minuciosos sobre cada ponto analisado.

É por meio da análise de dados que o gestor consegue informações para montar estratégias reais. Dessa forma, a alocação de recursos, tempo e de mão de obra ocorre de uma forma muito mais exata e segura.

Qual é o impacto resultante de uma boa análise de dados?

É possível afirmar que uma boa análise de dados possibilita:

  • analisar os resultados de forma correta e contínua;
  • identificar oportunidades e conduzi-las de forma otimizada;
  • compreender melhor todas as necessidades de cada um dos clientes;
  • ter clareza sobre a atual situação da sua empresa.

E como fazer a análise de dados?

Para fazer a análise de dados, é preciso contar com ferramentas que viabilizem e otimizem uma leitura dinâmica, intuitiva e interativa. Se é isso o que você busca, pode alcançar tal meta por meio do Power BI.

O Power BI é uma plataforma pertencente à Microsoft que oferece serviços e ferramentas que trabalham em conjunto para otimizar a análise de dados por meio de gráficos e relatórios coerentes, interativos e didáticos.

Por meio do Power BI, é possível processar dados dos mais diversos formatos em materiais de visualização que tornam a interpretação para planejamentos estratégicos muito mais fácil.

Lembrando que, para fazer o melhor uso desse programa, é indicado que o profissional faça um bom curso Power BI, como o da Clarify.

Como a Clarify pode te ajudar na análise de dados?

A Clarify é uma escola que sabe muito bem a importância da análise de dados para qualquer negócio, por isso desenvolveu o curso de Power BI voltado ao mundo corporativo.

O Curso de Power BI da Clarify foi desenvolvido para promover uma verdadeira imersão na ferramenta, te ajudando a construir relatórios para análise de dados e, a cada novo relatório, a vivenciar novos conhecimentos e técnicas disponíveis.

Veja pelo site como ser parte do time da Clarify e se especializar em Power BI.