O MS Project é um programa da Microsoft desenvolvido para auxiliar no planejamento e no gerenciamento de projetos. Saiba quais são as suas vantagens e onde encontrar curso MS Project para se profissionalizar.

Quais as vantagens de utilizar o MS Project

Primeiramente, é preciso entender que o MS Project facilita, de fato, a rotina do líder e da equipe. Ele conta com ferramentas como: distribuidores automáticos de tarefas, calendários detalhados, gráficos para visualização de dados, entre outras.

Trata-se de um dos softwares de maior aceitação mundial quando o assunto é gerenciamento de projetos, justamente pela versatilidade de suas ferramentas e pela facilidade de utilização.

Confira, a seguir, algumas vantagens específicas:

Possibilidade de interagir com a equipe via chat

O recurso de chat do MS Project permite o diálogo em tempo real entre membros que estejam trabalhando dentro de um mesmo projeto, facilitando o compartilhamento de informações, dúvidas e dados, a correção de possíveis erros e a tomada de decisões.

Relatórios

Os relatórios gerados pelo MS Project são alguns dos elementos mais importantes dentro do programa, principalmente para quem utiliza metodologias ágeis, como o Scrum.

Organização e distribuição de atividades

A sequenciação de atividades é uma forma lógica de ligar todas as etapas de um projeto de forma precisa, por meio da distribuição automática de demandas.

Graças à estrutura analítica de projeto do MS Project, a organização do trabalho em tarefas distribuídas e a sequência das atividades se tornam muito mais fáceis.

Trilhas de tarefas

A partir da sequenciação de atividades, os gestores conseguem criar trilhas de tarefas para guiar o passo a passo de um projeto, desde o começo até o fim.

No MS Project, as tarefas são agrupadas e cada uma tem sua sequência com subtarefas. Com o programa, é possível criar tarefas de forma bem mais prática.

Gráfico de Gantt

O gráfico de Gantt disponibilizado pelo MS Project é uma das ferramentas mais visadas e eficazes por fornecer um cronograma relacionado às tarefas e principais etapas de cada projeto.

Ainda sobre o gráfico de Gantt, é possível sinalizar todas as etapas concluídas e atualizar o status do projeto, ajudando os gestores a terem uma visão mais clara da atual situação do cenário e de tudo que está acontecendo.

Demais vantagens

  • Agendar tarefas de forma efetiva;
  • Compartilhar informações e corrigir problemas rapidamente;
  • Manter a comunicação entre o time e o controle nas mãos do líder do projeto;
  • Manter o controle sobre todos os elementos do projeto, incluindo requisitos, recursos e duração de cada fase;
  • Visualizar o planejamento de forma mais fácil.

Quem pode utilizar o MS Project

Todo profissional que trabalha com projetos, recursos de prazos especificados, pode utilizar o MS Project e tirar muitas vantagens desse programa.

O software possibilita a otimização do gerenciamento dos projetos, incluindo gestão de gastos, prazos de cada tarefa, delegação de demandas aos seus respectivos responsáveis, etc.

Além disso, há profissionais que buscam se especializar em MS Project quando são candidatos à certificação PMP, sendo um dos principais certificados de competência para gestores de projetos. Por isso, buscam um bom curso MS Project, como o da Clarify.

Aprenda a utilizar o software com o curso MS Project da Clarify

Com o curso MS Project da Clarify, o profissional aprende a planejar e controlar projetos por meio de todas as ferramentas disponibilizadas pelo software.

A Clarify é uma escola de cursos que tem como objetivo ajudar o profissional a gerenciar projetos de forma mais simples e prática e oferece curso MS Project para quem almeja dominar esse programa.

Navegue pelo site e veja de perto todas as informações sobre o curso.