Criado nos anos 80 pela Agência Central de Computação e Telecomunicações (CCTA) do Governo do Reino Unido,, o ITIL chegou à sua quarta versão no início de 2019 e é, até hoje, o mais recente e um dos mais completos sistemas de gerenciamento de serviços de Tecnologia da Informação (TI). Pouco mais de dois anos após o seu lançamento, o ITIL 4 levanta muitas questões sobre sua importância, funcionalidade e se vale a pena investir nele. Saiba tudo sobre a atualização do framework da Axelos.

O que é ITIL?

Sigla de Information Technology Infrastructure Library (Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação, em português), o ITIL pode ser entendido, de forma simplificada, como um conjunto de práticas para o gerenciamento de serviços na área de TI. Principal referência no assunto, o sistema administra processos, tarefas e listas de verificação que podem ser aplicados por uma companhia, visando integrar estratégias, valores e desempenho.

Qual a importância do ITIL?

A função principal do ITIL é utilizar esse agrupamento de ações e procedimentos para otimizar os serviços de TI de uma determinada empresa. Além disso, após tantos anos sendo uma referência no mercado e ditando as tendências do setor, o sistema padronizou a linguagem e popularizou termos e expressões, como SLA, Service Desk, requisição de serviço, incidente, problema, mudança, entre outros.

Quem usa o ITIL?

De forma geral, o ITIL pode ser utilizado por qualquer pessoa, empresa ou órgão público que atue com produtos e serviços de TI. Assim, companhias de diferentes portes e segmentos têm aderido ao sistema, desde pequenas e grandes indústrias, governos, instituições de ensino, entidades do terceiro setor e muitas outras. Apesar do seu vasto alcance, não existe uma lista oficial de organizações que usam o ITIL.

O que é o ITIL 4?

Lançado em fevereiro de 2019, o ITIL 4 é a quarta versão do sistema, a primeira sem o tradicional acrônimo “v” empregado nas edições anteriores (ITIL V1, ITIL V2 e ITIL V3), como uma referência à Indústria 4.0. Idealizado 34 anos após a criação original, o ITIL 4 tem como principais características maior facilidade de contextualização e fornecimento de serviços, de maneira mais rápida e transparente.

Quais os elementos mais importantes?

Dentro do ITIL 4, existem cinco elementos considerados peças-chave para o seu funcionamento. São eles: Sistema de Valor de Serviço (SVS), Cadeia de Valor de Serviço (CVS), as quatro dimensões do gerenciamento de serviços, os princípios orientadores e as práticas ITIL.

Vale a pena investir em ITIL 4?

Apesar de já estar há dois anos no mercado, obter a certificação de ITIL 4 é um ótimo elemento de destaque. Isso porque parte do aprendizado do sistema é capaz de tornar o profissional uma referência técnica no assunto, ajudando a conquistar cargos mais relevantes e contribuindo diretamente para o sucesso da companhia em que atua.

Por isso, fazer um curso de ITIL 4 é uma grande oportunidade para profissionais de TI que buscam se certificar nas melhores práticas de gestão de serviços. O curso da Clarify intercala apresentação dos conceitos com exercícios e questões para preparar o aluno para a prova de certificação. A grade é composta por conteúdos práticos, teóricos, simulados e discussão em sala das questões aplicadas.

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