O Power BI é um jeito inteligente de armazenar, organizar e analisar dados de uma empresa. Conheça essa solução e veja como aprender a tirar o melhor proveito dela.

A análise de grandes volumes de dados, informações e estatísticas pode ser um processo bastante desafiador e que influencia diretamente na tomada de decisão.

O Power BI surgiu justamente de uma demanda latente por formas mais inteligentes e simplificadas de interpretar dados e chegar a diagnósticos para possibilitar melhores decisões. Acompanhe.

Antes de tudo: o que é BI?

BI é a sigla em inglês para Business Intelligence. O termo surgiu para designar a necessidade que empresas sentem em organizar melhor seus dados e conseguir informações importantes com mais exatidão e agilidade.

O objetivo do BI é alcançar a interpretação de grandes volumes de dados de forma mais prática.

Com o desenvolvimento de tecnologias, a Microsoft criou o Power BI, que tem como objetivo armazenar, organizar e tratar dados de forma a entregar diagnósticos e informações rapidamente, e tudo pode ser feito dentro de um único software. Entenda melhor:

O que é Power BI?

O Power BI pode ser entendido como um software que disponibiliza serviços, conectores e aplicativos com o intuito de processar grandes volumes de dados, transformando informações não relacionadas em análises e diagnósticos coerentes.

Com o Power BI, a empresa pode interagir com as análises e mantê-las na nuvem, em planilhas do Excel ou em uma coleção de data warehouse.

Dessa forma, fica mais fácil para os usuários se conectarem com as fontes de dados, realizar as análises e avaliar quais informações deverão ser consideradas na tomada de decisão ou compartilhadas com outros setores da empresa.

Como o Power BI funciona?

Para entender como o Power BI funciona, é fundamental saber que essa tecnologia conta com diversos recursos, entre eles a hospedagem em nuvem, no Microsoft Azure, e serviços chamados de Power BI Services. Sua interface é conhecida como Power BI Desktop.

Basicamente, após reunir os dados e arquivos que irão compor o banco, o Power BI Service disponibiliza todos os relatórios e deixa como possibilidade o compartilhamento com outros usuários, para que todos possam interagir com o dashboard, inclusive alterando ou comentando.

Quais benefícios o Power BI oferece?

O Power BI oferece diversos benefícios, sendo os principais:

Acessibilidade

O software pode ser acessado de diferentes dispositivos e é compatível com os principais sistemas operacionais (Windows, Android e iOS). Isso significa que a acessibilidade do Microsoft Power BI é adaptável, permitindo que usuários possam interagir com os relatórios – desde que estejam autorizados.

Implementação facilitada

O Microsoft Power BI conta com sistema bastante acessível, como já dissemos, e, por isso mesmo, pode ser instalado em empresas dos mais diversos segmentos e sem a necessidade de possuir profissionais de Tecnologia da Informação (TI) – basta fazer um curso Power BI para saber como utilizar os recursos.

Clareza quanto à organização

O Power BI tem capacidade de processar dados de todos os departamentos da empresa com clareza, o que inclui financeiro, marketing, vendas, recursos humanos e comercial. O programa funciona de forma a se adaptar de acordo com as especificidades das demandas, trazendo clareza para as análises.

Por que aprender sobre Power BI?

O Power BI é um software que reúne serviços e ferramentas de análises feitos especificamente para o mundo dos negócios, sendo muito importante para empresas que visam elaborar ações estratégicas ou utilizar a plataforma como uma ferramenta de suporte na tomada de decisões.

Por isso, é muito importante aprender sobre esse serviço de TI, e a Clarify promove o conhecimento que as empresas precisam para tirar os melhores benefícios das ferramentas.

Como é o curso Power BI da Clarify?

A Clarify é uma escola que se importa com o desenvolvimento e performance das empresas parceiras, por isso promove curso Power BI para todos que almejam tirar o melhor proveito desse software.

O curso visa promover uma imersão na ferramenta, mostrando ao usuário como construir relatórios promovendo boas práticas de BI e, a cada novo relatório, experienciar novos conhecimentos sobre as técnicas disponíveis na plataforma.

Conheça o curso pelo site e saiba como fazer parte da comunidade Clarify.