A gestão ágil de projetos é muito importante para que as empresas estejam preparadas para lidar com os desafios do mercado. Conheça essa metodologia e saiba como se especializar.

A metodologia ágil de gestão de projetos determina formas otimizadas de fazer o gerenciamento de projetos levando em consideração melhorias contínuas, adaptações e flexibilidade.

Algumas características dessa metodologia são:

  • comunicação clara e eficiente;
  • foco no cliente;
  • organização;
  • trabalho em equipe.
Curso Scrum e Métodos Ágeis

Como a gestão ágil de projetos difere da tradicional?

Basicamente, a gestão tradicional de projetos tem como objetivo entregar o produto apenas quando ele se encontra 100% pronto.

Já a gestão ágil de projetos analisa todas as etapas de elaboração do produto para identificar quando as funcionalidades já garantidas são suficientes para solucionar parte da demanda do cliente. Ou seja, o produto vai sendo entregue conforme é desenvolvido, o que ajuda a agilizar os resultados do cliente e a gerar valor ao seu negócio.

Nesse sentido, é possível afirmar que no método tradicional o produto é correspondente a um único projeto, enquanto na gestão ágil ele pode ser dividido em pequenos projetos com entregas parciais.

O que é o manifesto ágil?

O manifesto ágil nasceu de uma análise de gerenciamento de projetos bem-sucedidos. A reunião ocorreu em 2001 e determinou as primeiras metodologias ágeis, como o Scrum.

Ainda hoje, o manifesto ágil é um dos grandes guias de sucesso para a gestão ágil de projetos. Ele parte de quatro princípios fundamentais. São eles:

  • A capacidade de adaptação e resposta a mudanças repentinas e inesperadas;
  • As intenções dos indivíduos envolvidos no projeto, acima de procedimentos e ferramentas;
  • O foco no cliente, muito mais do que no contrato propriamente dito;
  • O funcionamento de softwares e programas.

Quais são as principais metodologias de gestão ágil?

Lean

O Lean é uma metodologia ágil bastante utilizada em todo o mundo. Tem como objetivo principal a redução de gastos e desperdícios a partir de uma produção mais rápida e direta, sem esquecer da qualidade e das boas práticas que trazem lucros para a empresa.

Kanban

O Kanban pode ser entendido como um método ágil de organização em quadro, no qual as tarefas e projetos ficam expostos de forma a trazer clareza sobre a realização de cada etapa.

Dessa forma, toda a equipe pode observar em que etapa cada projeto se encontra de forma mais prática e ágil.

eXtreming Programming (XP)

O eXtreming Programming se pauta em atitudes e comportamentos, coletando feedbacks, promovendo a comunicação entre a equipe e prezando uma metodologia simples de gestão de projetos.

É uma metodologia usada por empresas que almejam criar um relacionamento próximo entre colaboradores, criar um clima mais familiar e promover a motivação entre os funcionários.

Scrum

O Scrum é uma metodologia que surgiu há décadas e é amplamente utilizada até hoje por contemplar uma gestão ágil de projetos por meio da divisão do desenvolvimento em etapas (os chamados sprints).

Dessa forma, conforme o projeto avança, seus processos passam por diferentes etapas, e tudo isso é analisado e cronometrado visando à otimização do trabalho.

Com o Scrum, a gestão ágil de projetos ganha acompanhamento contínuo e maior previsibilidade das etapas. Trata-se de uma metodologia ideal para empresas que almejam entregar mais valor ao cliente e, dessa forma, fidelizá-lo.

Se interessou pela metodologia Scrum? Saiba como se especializar em gestão ágil de projetos com o curso Scrum da Clarify.

Gestão ágil: conheça o curso Scrum e Métodos Ágeis

O curso Scrum da Clarify garante ao profissional a certificação Scrum e a de gestão ágil de projetos.

Com esse curso, você pode vivenciar uma imersão na gestão ágil de projetos e participar de um time para fazer a gestão de um projeto inteiro utilizando Scrum e outras técnicas ágeis.

A Clarify é uma escola que promove o curso Scrum para todos que almejam colocar o universo dos negócios em movimento. Navegue pelo site e veja como aprender gestão ágil de projeto por meio do Scrum.

Curso Scrum e Métodos Ágeis