Para quem trabalha com gerenciamento de projetos e prioriza o foco no trabalho em equipe, conhecer os fundamentos da metodologia Scrum é essencial para desenvolver estratégias e atingir metas, direcionando funções e responsabilidades. Além de melhorar a dinâmica coletiva, os fundamentos Scrum ajudam a reduzir o tempo de entrega, aumentar o ROI (retorno sobre investimento, na sigla em inglês) e melhorar a qualidade do trabalho.

Quais são os fundamentos Scrum?

Resumidamente, o Scrum é um framework de gerenciamento de projetos com métodos ágeis, utilizado principalmente (mas não apenas) para o desenvolvimento de software. Os fundamentos Scrum visam otimizar processos a partir de três componentes: papéis/cargos (Scrum Master, Product Owner e a equipe de desenvolvimento), eventos (planejamento, reuniões diárias, revisões e retrospectivas de sprints) e artefatos (lista de pendências de tarefas e do produto, gráfico de burndown, log).

Quais são os valores da metodologia Scrum?

Para atingir os benefícios que o Scrum oferece, profissionais e equipes devem compreender e seguir cinco valores principais, de modo a aplicá-los corretamente durante a gestão de projetos. São eles:

Foco

Uma vez que o trabalho coletivo é um dos princípios básicos do Scrum, torna-se impensável o desvio de atenção e o redirecionamento de esforço no meio de um projeto. Logo, o foco é o valor essencial para que as tarefas sejam desempenhadas com qualidade e no menor tempo possível, descartando a ideia de multitarefa.

Abertura

Colaboração, transparência e diálogo. Com o Scrum, quanto mais aberta for a relação e o envolvimento dos indivíduos dentro de um projeto, maior é o progresso e o entendimento sobre possíveis problemas e obstáculos que venham a surgir durante o processo.

Coragem

Em um trabalho tão desafiante como esse, o comprometimento com tamanho volume de trabalho é, por si só, uma grande responsabilidade. Nesse sentido, um scrum master deve ser ambicioso e possuir habilidades para a tomada de decisões importantes, bem como orientar sua equipe com autoridade suficiente para manter o andamento sob controle.

Comprometimento

Cada sprint de um projeto exige comprometimento e os times devem estar de acordo sobre tudo o que foi combinado e precisa ser cumprido. É importante ressaltar que, embora o compromisso individual seja peça-chave, é o trabalho coletivo que deve prevalecer. Se um colaborador falha, o time todo é comprometido.

Respeito

O respeito é a chave do sucesso em um trabalho colaborativo, visando à resolução de problemas e ao crescimento individual e coletivo. Cada integrante da equipe deve ser respeitado igualmente entre todos, independentemente do seu cargo, experiência ou tempo de empresa.

Conheça o curso de Scrum e métodos ágeis da Clarify

Para quem deseja obter uma certificação em Scrum, a Clarify oferece um curso completo sobre o framework e seus métodos ágeis, que visa preparar o candidato para o exame. Durante o processo, o profissional aprende, de forma prática e inovadora, a gerenciar projetos de forma mais ágil e produtiva, numa verdadeira imersão nas suas práticas e metodologias.