O sucesso de um trabalho está diretamente ligado à capacidade do gerente de projetos em liderar sua equipe, desenvolver estratégias e coordenar as ações durante todo o processo. Por isso, cada vez mais tem se tornado fundamental que os profissionais da área busquem a certificação PMP, um atestado de conhecimentos técnicos e teóricos sobre as capacidades de um indivíduo para atuar na gestão de grandes projetos.

O que é o gerente de projetos?

Visto, acima de tudo, como um líder, o gerente de projetos é um profissional especializado na definição de estratégias, execução e coordenação de ações e pessoas dentro de um plano de trabalho. Trata-se de um agente fundamental que atua junto a todos os elementos e indivíduos envolvidos no projeto, com capacidade de solucionar problemas e poder para tomadas de decisão.

O que ele faz e quais as suas responsabilidades?

É o gerente de projetos que elabora o plano estratégico, atribui tarefas, acompanha processos e monitora indicadores, documenta o andamento das ações por meio de técnicas e ferramentas específicas, administra orçamentos, integra e gerencia os recursos humanos, toma as decisões mais importantes e responde pela equipe aos seus superiores.

Dentre as principais responsabilidades desse profissional estão a definição do objetivo do projeto, a elaboração do cronograma de atividades, o planejamento das etapas de desenvolvimento e o gerenciamento da execução de atividades, de modo a garantir que a metodologia de gestão está sendo devidamente aplicada em todas as etapas. Há quem diga que o gerente de projetos é como o maestro de uma orquestra.

Quais os certificados disponíveis para um gerente de projetos?

Para atuar na área de gestão de projetos, é necessário ter uma formação superior em diferentes áreas, como administração, engenharia, economia e outras, e uma especialização ajuda o candidato a ganhar destaque. Mas o que realmente valoriza o currículo de um profissional é possuir uma certificação do Project Management Institute (PMI). Conheça quais existem:

  • Certificação PMP – Profissional de gerenciamento de projetos;
  • Certificação CAPM – Técnico certificado em gerenciamento de projetos;
  • Certificação PgMP – Profissional de gerenciamento de programas;
  • Certificação PMI-SP – Profissional em gerenciamento de cronograma do PMI;
  • Certificação PMI-RMP – Profissional em gerenciamento de riscos do PMI;
  • Certificação PMI-ACP – Profissional certificado em métodos ágeis do PMI.

Qual a importância dos certificados PMI para o gerente de projetos?

Basicamente, possuir uma certificação do PMI garante ao profissional maior destaque e, consequentemente, permite que ele concorra a melhores oportunidades de trabalho, em cargos de maior prestígio e salários mais elevados. Dependendo do nível de experiência de cada indivíduo e da área de atuação, os vencimentos médios para um gerente de projetos podem variar de R$ 12 mil a R$ 25 mil por mês, de acordo com o Guia Salarial 2013, publicado pela HAYS em parceria com o Insper.

Por que os gerentes de projetos são tão importantes?

Dentro de um escopo de trabalho, o gerente de projetos é um dos poucos profissionais envolvidos que terá uma visão ampliada de todo o processo, com capacidade e poder de guiar a equipe para atingir as metas estabelecidas com maior eficiência. Por isso, sua presença é fundamental em todas as fases do projeto – do planejamento inicial à apuração dos resultados. Muitas empresas já concluíram que um gerente de projetos é essencial para otimizar recursos financeiros e humanos.

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