Na metodologia Scrum, a utilização de práticas ágeis é fundamental para que projetos complexos sejam simplificados e os processos que o compõem, otimizados. Para gerir esse framework, composto por pequenos ciclos de atividades dentro de um projeto, existem três pilares: o Scrum Master, o Product Owner e o Scrum Team.

Dentre eles, o Product Owner (PO) é considerado por muitos a função mais difícil de se encontrar profissionais capacitados no mercado. Com grande importância e enormes responsabilidades, o PO deve ser o elo entre o time de desenvolvimento, clientes e seus superiores. Entenda o seu papel dentro da metodologia Scrum.

O que é o Product Owner

Dentre os profissionais que atuam na gestão de projetos, o Product Owner é quem utiliza o Scrum (e/ou metodologias similares de prática ágeis) de modo a definir recursos e funcionalidades para construção de um software, priorizar o backlog, manter a integridade conceitual dos produtos, resolver bugs, fazer melhorias e garantir a qualidade das entregas. O PO é o único indivíduo autorizado a marcar as histórias e ações como concluídas.

O que o Product Owner faz?

No dia a dia, é fundamental que o Product Owner seja o mediador entre a equipe de desenvolvimento e os clientes, pois esse profissional é quem tem uma visão ampliada do projeto e domínio do negócio, compreendendo as necessidades de ambas as partes. Diante desse cenário, o PO é quem faz as pesquisas com os clientes e usuários do produto a fim de levantar possíveis soluções para o time.

Na prática, ele recorta itens de backlog para descartar aqueles que não fazem mais sentido para o projeto e maximiza os que são de extrema importância. Ele ainda faz experimentos, metrifica resultados, estuda o mercado, define estratégias, administra o orçamento, gerencia as relações e recursos humanos, mapeia o feedback do cliente e lidera as ações em cada sprint.

Quais as responsabilidades do Product Owner?

Dentre as responsabilidades centrais de um Product Owner estão:

Refinar o backlog

É papel do PO construir, aprimorar e manter os backlogs, que geralmente são constituídos por novas funcionalidades, falhas e melhorias.

Planejar sprints

Durante a definição de estratégias para cada sprint, o Product Owner deve coletar e apresentar o maior número de informações detalhadas sobre histórias e prioridades de cada time, além de aprovar o plano final.

Elaborar histórias

Qualquer indivíduo envolvido no projeto pode escrever histórias, mas é o PO quem deve manter o processo fluido, produzindo o equivalente a dois sprints de histórias, a fim de estabelecer um ritmo de trabalho em caso de imprevistos.

Auxiliar no BDD (Desenvolvimento Guiado por Comportamento)

Também é de sua responsabilidade participar da criação de critérios de aceitação de histórias focando no comportamento do sistema.

Aceitar histórias

Por seu papel de gerência, o Product Owner é o único membro da equipe que pode aprovar e marcar histórias como concluídas.

Entender o trabalho de facilitador

O PO deve ajudar o time na implementação de recursos, certificando-se que todos estão aptos para trabalhar e alinhados com o objetivo do projeto, removendo riscos e obstáculos.

Participar na retrospectiva e no demo

Em toda reunião de demonstração, ele deve revisar e aceitar histórias bem como coletar e compartilhar feedbacks de, e com, todos os stakeholders.

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