Quando o assunto envolve metodologias ágeis, o Agile, Scrum e Kanban são considerados os sistemas de produção mais eficazes e eficientes. Embora haja semelhanças, principalmente, entre o Kanban e Scrum, é importante entender que os dois métodos possuem diferenças significativas e não devem ser tratados como concorrentes, mas, sim, como complemento um do outro.

O que é o Kanban?

Kanban é uma palavra japonesa que significa “cartão” ou “sinalização”. De origem local, a metodologia foi criada com o intuito de organizar tarefas e processos. Se, inicialmente, essa sistematização era feita por meio de anotações e Post-its físicos, hoje todo esse trabalho pode ser facilitado e automatizado com o uso de softwares computacionais.

Assim, a metodologia Kanban se tornou referência no gerenciamento e divisão de afazeres e etapas de um projeto. Bem fácil de usar individual e coletivamente, ela permite uma ágil visualização do status de cada ação e o desenvolvimento de estratégias mais eficazes dentro de um escopo de trabalho.

Como se originou?

O método Kanban foi criado na fábrica automotiva da Toyota, em meados da década de 1940, com o objetivo de administrar o estoque de peças e materiais, dando mais equilíbrio à linha de produção. As principais vantagens desse processo consistem em economia de tempo, praticidade, hierarquização de tarefas, redução de custos e desperdícios, mensuração de produtividade e melhoria da comunicação entre funcionários.

Quais os princípios da metodologia Kanban?

O método Kanban é baseado em quatros princípios centrais:

  • Qualidade garantida: sem margem para erro, tudo deve ser feito com excelência para evitar perda de tempo com correção;
  • Redução de desperdício: corta-se tudo o que é superficial ou secundário no projeto, dando ênfase apenas ao essencial;
  • Melhoria contínua: mais do que um modelo de gestão, o Kanban contribui para otimizar o desenvolvimento de projetos, melhorando os processos e resultados;
  • Flexibilidade: permite o gerenciamento de tarefas de acordo com a prioridade de cada momento.

Como aplicar essa metodologia?

A aplicação do Kanban dispõe de um quadro de atividades (físico ou virtual), visando otimizar o fluxo de ações e atingir resultados mais satisfatórios. Dentro desse método, é importante: definir o fluxo de trabalho dos projetos, visualizar as fases do ciclo de produção, colocar em prática o lema “parar de começar e começar a terminar” e controlar o fluxo de tarefas e processos.

Quais as diferenças da metodologia Scrum para o Kanban?

No universo das metodologias ágeis, o Agile, Scrum e Kanban são as principais referências, mas, quando se fala nesses dois últimos, é preciso reforçar: uma vez que são diferentes, devem ser complementares, e não concorrentes. De forma simplificada, o Kanban utiliza métodos contínuos e mais fluidos, enquanto o Scrum consiste em sprints curtos e estruturados.

Na prática, isso significa que o Kanban promove a visualização do trabalho, de forma a maximizar a eficiência por meio da redução de tempo, custos e desperdícios. O Scrum visa criar ciclos de ações e aprendizagem dividindo os papéis de cada equipe envolvida e integrando o feedback de clientes durante o processo. Para entender melhor:

Scrum

  • Frequência: sprints regulares com duração fixa;
  • Metodologia: entrega ao final de cada sprint;
  • Cargos/funções: proprietário do produto, mestre do Scrum e equipe de desenvolvimento;
  • Principais métricas: velocidade;
  • Mudança de filosofia: as equipes não devem fazer mudanças durante o sprint.

Kanban

  • Frequência: fluxo contínuo;
  • Metodologia: entrega contínua;
  • Cargos/funções: sem atribuições necessárias;
  • Principais métricas: tempo de espera, tempo de ciclo, WIP (trabalho em progresso);
  • Mudança de filosofia: é possível realizar mudanças a qualquer momento.

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