A metodologia Scrum diz respeito a um framework utilizado no gerenciamento de projetos por meio de práticas ágeis.

Entenda o conceito Scrum, por que é importante para a organização de projetos nas empresas e como se especializar para ser um profissional apto a orientar a equipe na utilização de Scrum.

Quais são os pilares da metodologia Scrum?

  • Transparência: todo o projeto passa pelo processo de planejamento, e os detalhes devem ser alinhados com os membros da equipe, ajudando a nortear o trabalho e estabelecer objetivos específicos;
  • Inspeção: todas as etapas do projeto devem ser inspecionadas de perto pelos gestores;
  • Adaptação: o Scrum pode ser adaptado ao longo de todo o projeto, de acordo com demandas, melhorias e otimizações a serem aplicadas no produto.
Curso Scrum e Métodos Ágeis

Quais são os diferentes papéis no Scrum?

  • Scrum Master: trata-se do líder da equipe responsável pelo projeto e deve orientar os colaboradores para que sigam os processos de acordo com o planejamento;
  • Equipe: diz respeito ao grupo de profissionais que desenvolvem o projeto em conjunto, participando ativamente das reuniões e focando em entregar o produto;
  • Product Owner (PO): é o responsável por representar as partes interessadas e o cliente. Geralmente trabalha na área comercial e analisa o ROI do projeto.

Como funciona o Scrum?

Basicamente, no Scrum, os projetos são subdivididos em ciclos chamados de Sprints. Cada Sprint diz respeito a uma etapa composta por um conjunto de processos que devem ser executados.

Antes de dar início a um Sprint, gestor e equipe devem se reunir para planejar quais tarefas serão alocadas, quais são as prioridades e quanto tempo deve durar esse ciclo.

É importante que, durante a execução do Sprint, a equipe realize reuniões para pontuar o que foi feito até o presente momento e quais serão os próximos passos, assim como para alinhar possíveis impeditivos.

A partir disso, a equipe deve seguir até o final do Sprint, realizar uma reunião de revisão e validar o produto antes de entregar ao cliente e passar para o próximo Sprint.

Quais são as vantagens de aplicar o Scrum?

Aplicar o Scrum traz diversas vantagens para a empresa. Entre elas, é possível citar:

  • Ser de fácil implementação: no Scrum, os processos são interativos e intuitivos, seguindo todo o percurso de cada etapa de forma visível para toda a equipe. Dessa forma, os colaboradores conseguem focar as funcionalidades definidas como prioridade no momento.
  • Reduzir riscos: o fato de a equipe se concentrar em realizar as funcionalidades prioritárias e conhecer todo o processo do projeto faz com que o trabalho ocorra de forma otimizada, permitindo eliminar riscos e prejuízos.
  • Otimizar o tempo de entrega: com o Scrum, a equipe pode entregar o que foi feito em cada Sprint do projeto, de forma que o cliente começa a utilizar as funcionalidades antes do produto estar completamente pronto.

Conheça o curso Scrum da Clarify

A Clarify é uma escola que desenvolveu um curso Scrum para ser uma completa imersão nas práticas ágeis desse framework. Por meio de aulas dinâmicas e bem-humoradas, você poderá fazer parte de um time de gestão de um projeto inteiro, desde a concepção até o lançamento, utilizando Scrum e demais técnicas do universo ágil.

Por meio do curso Scrum da Clarify, você tem acesso a ferramentas e técnicas que permitem a interação entre equipes, podendo colocar em prática todo o conhecimento adquirido ao longo dos módulos.

Saiba mais sobre o curso pelo site e veja como ser um profissional especializado na metodologia Scrum.

Curso Scrum e Métodos Ágeis