O Scrum Master (ou SM) é um profissional que pode atuar em áreas como Tecnologia da Informação (TI), Marketing, Responsabilidade Técnica, Engenharia e demais setores de desenvolvimento de projetos que utilizem métodos ágeis.

Saiba quais são as principais funções do Scrum Master e qual sua importância para as corporações.

Scrum Master: quem é?

O Scrum Master é o profissional que trabalha em conjunto ao Product Owner (PO) e aos DEVs atuando não como um líder de equipe, mas, no que toca às operações, visando conhecer problemas recorrentes e exercer um papel de facilitador.

Além de se debruçar sobre o desenvolvimento de um projeto, ele também preza a produtividade e o bem-estar de todo o time.

Por ter essa característica humanizada, o SM fica responsável por mediar demandas entre os DEVs (operação) e o PO. Também costuma identificar as dores dos clientes para transformá-las em oportunidades de operação.

Quais as habilidades necessárias para o Scrum Master?

As principais habilidades de um Scrum Master envolvem:

  • Ser um bom ouvinte e aconselhar as equipes;
  • Assegurar a prática de metodologias ágeis;
  • Apoiar o PO e outros líderes no desenvolvimento de produtos;
  • Auxiliar as equipes no que for preciso para garantir que a entrega do produto ocorra dentro do planejado;
  • Ajudar as equipes a lidarem com possíveis entraves;
  • Ter proatividade para liderar reuniões e fornecer suporte à equipe durante a execução de um Sprint.

E suas principais responsabilidades com a equipe?

Com relação às responsabilidades, o Scrum Master atua:

Na organização de um planejamento e como mediador

Além de mediar reuniões e demandas, o SM é responsável por assegurar o vínculo entre o Product Owner e a equipe.

Importante: o SM não chega a ser um líder de equipe. Seu papel é mais de organizador, como um parceiro do desenvolvimento de um produto, já que é a voz da equipe perante o PO.

Como avaliador da execução das etapas e atividades

O Scrum Master acompanha de perto o status das atividades e averigua se todas as etapas estão sendo bem-desempenhadas levando em consideração as demandas e expectativas do PO.

Ao avaliar os caminhos que o projeto está tomando, cabe ao Scrum Master fazer questionamentos acerca do que está sendo feito para solucionar problemas, da atual prioridade se precisar ser mudada e sobre os gargalos existentes no cumprimento dos sprints.

Na resolução de problemas

O SM pode ser visto como um solucionador de problemas, principalmente, quando as questões afetam a produtividade da equipe.

Por se tratar de um profissional que aplica metodologias ágeis, uma de suas responsabilidades é justamente diminuir qualquer questão que esteja afetando a qualidade e as entregas.

Isso significa que problemas em infraestrutura, desentendimentos entre pessoas e até mesmo falhas técnicas são de responsabilidade do SM resolver.

Qual a importância do Scrum Master?

O Scrum Master é de extrema importância para que processos de Scrum caminhem de acordo com o planejamento.

Ele é um profissional que está dentro do time para auxiliar no que for necessário, seja para impedir que o pessoal se afaste do objetivo a ser alcançado, seja para ajudar individualmente quem está com alguma dificuldade.

No mais, o SM atua de forma indireta, ou seja, buscando nunca afetar diretamente o processo produtivo do time ou as decisões do PO.

O que o Scrum Master não faz?

É importante ressaltar que o Scrum Master não pode assumir determinadas funções. As ações que não fazem parte de suas atribuições são:

  • Dizer como as coisas devem ser feitas;
  • Ser o líder do time;
  • Atualizar os quadros do time;
  • Cobrar o time pelas entregas de final de ciclo.

Quer ser um profissional Scrum Master? Veja como se qualificar

Para ser um bom Scrum Master e atuar em corporações que utilizam metodologias ágeis, você precisa, primeiramente, se especializar em Scrum e Métodos Ágeis, e a Clarify pode te ajudar.

O Scrum Curso Presencial da Clarify utiliza uma metodologia dinâmica e animada para promover uma verdadeira imersão nas práticas ágeis, com técnicas e ferramentas para otimizar ainda mais o aprendizado.

Conheça o curso aqui pelo site e veja como se tornar Scrum Master e expandir suas oportunidades no mercado de trabalho.