Com o interesse cada vez maior das empresas em profissionais de gestão de projetos capacitados para trabalhar na área de Tecnologia da Informação (TI), algumas certificações se tornaram essenciais para o currículo e atuação de tais candidatos. Uma delas é a certificação Scrum, um atestado de conhecimento específico sobre as práticas e metodologias desse framework. Conheça todos os certificados e sua importância no mercado de trabalho.

Qual a importância de obter uma certificação Scrum?

Atuar com o Scrum exige uma série de conhecimentos técnicos e práticos. Assim, a certificação Scrum é fundamental para comprovar que o profissional está apto para trabalhar com o framework e possui as habilidades necessárias dentro dos conceitos e processos do sistema, gerando mais segurança durante a aplicação da metodologia. Mais do que isso, mostra que o colaborador certificado realmente busca evoluir e desenvolver novas skills nessa área.

E as vantagens de ser certificado?

De fato, uma certificação Scrum abre portas. Isso ocorre porque muitas empresas hoje exigem como pré-requisito conhecimentos comprovados em determinados assuntos e sistemas, e mesmo aquelas que não o fazem reconhecem como um diferencial no currículo de cada candidato. Além disso, trata-se de um comprovante internacional que padroniza os conceitos teóricos e práticos, abrindo oportunidades profissionais dentro e fora do Brasil.

Dentre as vantagens práticas que a certificação garante estão o acesso a conhecimentos mais aprofundados sobre metodologias ágeis, a promoção de habilidades para gerar resultados e criar soluções que entregam valor aos clientes e know-how para aplicar melhorias em cada etapa do ciclo de vida de um determinado projeto.

Quais são as certificações Scrum mais valorizadas?

Entre as certificações Scrum consideradas mais importantes estão a Exin ASF (Agile Scrum Foundation), que é uma certificação focada nos fundamentos do framework, além das que focam papéis específicos do Scrum como a PSM1 da scrum.org e a PeopleCert Scrum Master que focam no papel de Scrum Master e a PSPO1 também da scrum.org que foca no papel de Product Owner.

Como os cursos da Clarify podem te preparar

Sinônimo de resultados e amplamente utilizado em todo o mundo, o Scrum é uma realidade no mundo atual. A Clarify, pensando em preparar profissionais que buscam a certificação Scrum, oferece um curso presencial voltado para trabalhadores envolvidos com a gestão de projetos, utilizando técnicas e ferramentas que permitem a interação das equipes e a prática de todo o conteúdo aplicado.

Ideal para quem fará o exame, o curso é uma verdadeira imersão nas práticas ágeis do framework, trazendo na prática os conceitos de gestão e liderança de um projeto em todos os seus estágios. Conheça agora a nossa metodologia e comece sua preparação para tirar o atestado de proficiência no Scrum.