A certificação Project Management Professional (PMP®) é compreendida em português como a certificação de profissional de gerenciamento de projetos.

Essa certificação é emitida pelo Project Management Institute (PMI®), um dos institutos de reconhecimento mais importantes para a indústria. 

Com a certificação PMP®, você passa a ser considerado um profissional com formação, competência e experiência para dirigir e conduzir projetos. Veja todas as vantagens e como se preparar para o exame:

Quais as vantagens de obter a certificação PMP®?

A certificação PMP® atesta que o profissional tem conhecimentos profundos em gerenciamento de projetos. Além disso, representa outras vantagens ao gestor, tais como:

  • estar alinhado com as melhores práticas do mercado e ter interesse em melhorar e evoluir suas habilidades;
  • mostrar que é um profissional sério e tem comprometimento com o gerenciamento de projetos;
  • possuir a experiência e os conhecimentos que são necessários para atuar na gestão de projetos;
  • ser visto como um líder na organização e, consequentemente, ser melhor remunerado;
  • ter um grau de reconhecimento internacional alto, sendo fundamental para quem busca oportunidades lá fora. 

Outras vantagens que influenciam diretamente na carreira do profissional com certificação PMP® são:

  • aumento das oportunidades de emprego uma vez que as empresas valorizam esse certificado;
  • mais reconhecimento dentro da empresa em que já possui um cargo.

O que eu preciso para obter a certificação PMP®?

Para obter a certificação PMP®, o candidato precisa ser aprovado em um exame aplicado pelo instituto PMI®, além de atender a todos os requisitos.

Algumas condições de formação e experiência são exigidas, e os profissionais que já possuem nível superior tendem a se beneficiar mais durante o processo, sendo exigido menos tempo de atividades práticas, por exemplo. De toda forma, isso não impede profissionais sem graduação de também conseguirem o certificado.

Como funciona a prova de certificação PMP®?

Basicamente, a prova ocorre em um dos centros de testes registrados pelo PMI®, que estão espalhados por todos os países credenciados. O exame é composto por 180 questões de múltipla escolha, cada qual com 4 alternativas.

O PMI não divulga com exatidão quantas questões o candidato deve acertar, mas, para quem gosta de metas, é recomendável ter em mente que uma nota-alvo mínima de 70% de acerto será fundamental para ter sucesso na prova. 

O tempo de teste é de até 3 horas e 50 minutos. O exame é originalmente aplicado em inglês, porém o candidato pode optar por um segundo idioma no momento da inscrição – e selecionar o português brasileiro.

Como me preparar para a certificação PMP®?

As questões da prova costumam ser situacionais, ou seja, apresentam uma situação em que o candidato deve selecionar qual a melhor resposta para o caso levando em consideração as melhores práticas, claro.

Ademais, para estudar as aptidões técnicas, o mais recomendável é investir em um bom curso de PMP®, como é o caso do curso promovido pela Clarify.

Nele, consta tudo o que é necessário para passar no exame, como as informações do PMBOK®, um guia disponibilizado pelo próprio PMI® com as melhores práticas para gestores de projetos, além de simulados.

Conheça o Master PMP – Preparatório para a Certificação PMP®

A Clarify é uma escola de cursos Authorized Training Partner (ATP) do PMI®, o que significa que seu curso preparatório para certificação PMP® conta com material oficial e está alinhado com a atual versão do guia PMBOK®.
Conheça o curso de PMP® da Clarify e veja como conquistar sua certificação PMP® com auxílio de quem entende do assunto.