Curso de MS Project: funcionalidades do software

Gerenciamento de projetos, organização das equipes de trabalho, controle de riscos, cálculo de gastos e definição de prazos. O Microsoft Project é uma das ferramentas mais úteis para quem busca maximizar a produtividade e entregar melhores resultados. Por isso, fazer um curso de Project pode ser a melhor solução para o profissional se destacar no mercado. Saiba tudo sobre o software!

O que é o Microsoft Project?

Também conhecido como MS Project, o software de gerenciamento de projetos é uma importante ferramenta de planejamento, controle e execução de projetos no ambiente corporativo. Ele fornece uma série de recursos que permitem definir cronogramas, planejar ações, administrar gastos e medir desempenhos. Graças à sua facilidade de uso e maior versatilidade de aplicação, ele é considerado o programa com maior aceitação no mundo para tal finalidade.

Qual é a importância do Microsoft Project?

Durante a execução de um projeto, o MS Project é fundamental para garantir o cumprimento dos prazos, a partir de um bom planejamento e colaboração entre equipes. Ao facilitar o gerenciamento dos recursos e permitir uma visão mais ampla sobre todas as etapas do trabalho, o software tem grande importância para garantir que possíveis falhas e atrasos não comprometam a entrega final.

Quais são as principais funcionalidades do programa?

Entre a criação de calendários, divisão automática de tarefas e fornecimento de dados, conheça as principais soluções que o Microsoft Project oferece:

Planejamento e controle de prazos

A definição de datas para execução de tarefas é essencial para o sucesso de um projeto. Todo o conjunto de atividades que o compõem exige planejamento e que todos os prazos sejam cumpridos para não comprometer o resultado final. 

O Project trabalha com o método do caminho crítico, que permite que o gerente do projeto coloque foco nas tarefas que afetam a duração do projeto como um todo. Até mesmo para projetos menores e mais simples essa ferramenta é uma excelente solução.

Gerenciamento de recursos

Sejam recursos humanos, materiais ou equipamentos, todo projeto deve seguir e respeitar seu orçamento, e cabe aos gestores controlarem esses gastos por meio do MS Project, capaz de calcular valores e tempo de trabalho para uma determinada tarefa.

Gerenciamento múltiplo

Um dos principais motivos para o sucesso do programa é a possibilidade que ele oferece ao usuário de poder gerenciar diferentes projetos simultâneos, independentemente da complexidade e tamanho de cada um, de maneira mais simples do que outros softwares.

Visualização do caminho crítico

É inevitável que durante a execução de um projeto surjam contratempos, reavaliações e atrasos. Por conta disso, o MS Project foi elaborado justamente para visualizar e otimizar automaticamente os recursos e tarefas, mostrando quais são os caminhos críticos e permitindo ao gestor tomar as devidas providências para solucionar os problemas e retomar a fluidez da operação.

Relatórios integrados

A partir da versão disponibilizada em 2016, o software oferece relatórios integrados, com dados bem detalhados sobre custos, esforços e desempenho geral cronologicamente. Ou seja, a cada alteração ou atualização, o programa gera novas informações que apontam os resultados até ali e o andamento do projeto segundo o planejamento inicial e o que precisa ser solucionado.

Aprenda com o curso de Project da Clarify

Com carga de 24h, o curso de Project da Clarify foi idealizado para criar uma imersão ao programa, vivenciando intensamente cada etapa do ciclo de vida de um projeto e experimentando novas técnicas e camadas de conhecimento. Como grande diferencial, apostamos em uma abordagem que visa ao pensamento analítico e planejamento, seguindo as melhores práticas do mercado.