Certificação Scrum: o que é?

A certificação Scrum diz respeito ao atestado de que o profissional domina o framework e está apto a aplicar métodos ágeis que ajudem a equipe a ser mais produtiva. O especialista em Scrum atua diretamente na área de gerenciamento de projetos. 

Antes de falarmos da certificação Scrum propriamente dita, é preciso deixar claro o conceito de Scrum.

O framework Scrum diz respeito a um conjunto de boas práticas no gerenciamento de projetos, visando aplicar métodos ágeis em cada etapa para solucionar demandas com eficiência e qualidade.

Nesse sentido, o profissional especializado em Scrum foca o trabalho de seu time e auxilia os colaboradores no processo de tornar as tarefas mais claras e simples por meio de registros mais visíveis do andamento das etapas.

Por meio do framework, toda a equipe consegue ter uma visão clara de qual fase o projeto se encontra, o que já foi entregue e o que ainda precisa ser feito antes da finalização.

O Scrum também possibilita que as entregas sejam feitas ao cliente em menor tempo, sem abdicar da qualidade do produto ou serviço. Entenda mais, a seguir, sobre as implicações de possuir uma certificação Scrum.

Curso Scrum e Métodos Ágeis

O que é a certificação Scrum?

A certificação Scrum pode ser compreendida como um atestado de que o profissional possui os conhecimentos e habilidades referentes ao framework Scrum, depois de ter realizado um curso Scrum e conquistado a certificação após a aprovação em um teste específico. 

Ou seja, o certificado Scrum é uma garantia de que os princípios do framework foram aprendidos de forma adequada e podem ser utilizados na aplicação de métodos ágeis dentro da empresa em que o profissional é colaborador.

Qual é a importância de obter uma certificação Scrum?

A certificação adquirida pelo curso Scrum é muito importante para atestar que o profissional é capaz de:

  • elevar a produtividade do time;
  • melhorar a comunicação entre todos os colaboradores que atuam no projeto;
  • simplificar o desenvolvimento de produtos complexos a partir de métodos ágeis;
  • criar um ambiente que favorece a colaboração;
  • conferir mais agilidade e eficácia aos processos;
  • focar nas entregas e a satisfação do cliente.

Quais são os diferentes tipos de certificação Scrum?

Com o curso Scrum da Clarify, o profissional se torna apto a engajar sua equipe para alcançar os melhores resultados, conduzir projetos de acordo com as melhores práticas ágeis do mercado e conquistar as seguintes certificações:

  • Exin ASF (Agile Scrum Foundation);
  • PSM I (Professional Scrum Master);
  • PSPO I (Professional Scrum Product Owner).

Por que investir na certificação Scrum?

Utilizar métodos ágeis é um dos segredos para uma organização eficiente de projetos, e o framework Scrum pode ser utilizado no gerenciamento de projetos tendo como base o desenvolvimento de um software que traz vantagens para a empresa e para o cliente, incluindo flexibilidade e agilidade.

Por meio da certificação Scrum, você compreende como utilizar métodos ágeis para cumprir as diferentes exigências dos clientes, com foco total em flexibilidade e nos resultados positivos do projeto.
Importante: a certificação Scrum é considerada essencial para profissionais que desejam dominar o framework e as metodologias ágeis. Para ter a certificação, é preciso contar com um curso Scrum de confiança e reconhecido no mercado, como é o caso do curso da Clarify, escola que preza capacitar profissionais com uma dinâmica bem-humorada do universo do Scrum.

Conheça a certificação Scrum e métodos ágeis da Clarify

Para empresas, o conceito Scrum é sinônimo de produtividade. Por meio de certificação Scrum, o profissional passa a atuar utilizando um framework de otimização do gerenciamento de projetos de forma mais ágil.

O curso Scrum e métodos ágeis da Clarify visa qualificar de forma prática, leve e bem-humorada o profissional que trabalha com gestão de projetos e busca uma abordagem interativa e incremental por meio do Scrum.

Por meio do curso Scrum, o profissional vivencia uma verdadeira imersão nas práticas ágeis. Navegue pelo site e conheça toda a metodologia do curso Scrum da Clarify.

Curso Scrum e Métodos Ágeis