A visualização de dados pode ser compreendida como a forma pela qual informações são apresentadas, que pode ser gráfica ou imagética.

Por meio da visualização de dados, a tomada de decisão fica mais fácil e eficiente, permitindo que os gestores e administradores compreendam os resultados das análises visualmente, tornando mais didático o entendimento de conceitos complexos ou de novos padrões.

Confira as principais informações sobre a visualização de dados e veja como se especializar com o curso Power BI.

Qual é a história da visualização de dados?

O primeiro registro da existência da visualização de dados remete ao final dos anos 1700, pelas mãos de William Playfair, também conhecido como o pai da estatística.

Posteriormente, após a Guerra da Crimeia, a enfermeira Florence Nightingale ficou famosa por ser uma jornalista de dados que desenvolveu diagramas coxcomb ou rose. Seus gráficos ajudaram a transformar as condições hospitalares visando salvar mais soldados.

Outra ocorrência que faz parte da história da visualização de dados diz respeito ao engenheiro civil Charles Joseph Minard, que ficou conhecido por representar dados numéricos em mapas.

O quão importante é a visualização de dados?

A visualização de dados influencia totalmente a forma como o cérebro processa informações, e a utilização de gráficos e diagramas torna o ato de interpretar grandes quantidades de dados mais eficiente.

Em outras palavras: a visualização de dados pode compreender formas de agilizar e simplificar a transmissão de conceitos em uma linguagem mais universal.

No mais, a visualização de dados é capaz de ajudar a:

  • tomar decisões acerca de em quais produtos investir;
  • compreender quais fatores e tendências estão influenciando o comportamento do consumidor;
  • entender quais setores precisam de alterações ou melhorias;
  • projetar o volume de vendas.

Quais benefícios a visualização de dados pode trazer?

A visualização de dados traz benefícios diversos, principalmente com relação às formas de elaborar e transmitir uma mensagem.

Por meio de uma ferramenta de visualização de dados, as partes envolvidas olham para um gráfico e já conseguem assimilar as informações, tendências e exceções. Assim, fica muito mais fácil internalizar rapidamente o que foi visto (em comparação a uma planilha enorme de dados, por exemplo). 

O mesmo é válido para conceitos mais complexos e especializados. Processar as informações para que se apresentem de forma mais didática é de extrema importância, e esse benefício é intrínseco à visualização de dados.

Por meio dos investimentos em visualização de dados, é possível criar, por exemplo, um infográfico com informações organizadas, sendo capaz de alinhar conceitos até para leitores mais leigos ou novatos.

E quais as vantagens de se especializar em visualização de dados?

As principais vantagens de se especializar em visualização de dados por meio de curso Power BI são:

  • ser capaz de contar uma história por trás dos dados;
  • destacar quais são os pontos mais importantes dentro de um conjunto de dados;
  • encontrar situações atípicas, tendências e demandas;
  • conseguir reforçar uma opinião ou argumento;
  • tornar os dados mais didáticos e de fácil compreensão.

Veja como se especializar em visualização de dados com curso Power BI

O Microsoft Power BI é uma plataforma de visualização de dados que elabora painéis de fácil compreensão para que os leitores possam compreender a mensagem que está sendo transmitida e, dessa forma, ser capaz de tomar decisões mais adequadas.

Sabendo disso, a Clarify criou seu Curso Power BI para desenvolver uma imersão completa na ferramenta, em que o profissional aprende como construir relatórios ao vivenciar o ciclo de vida do BI e, a cada etapa, absorve conhecimentos sobre as técnicas e dispositivos presentes no Power BI.
Conheça mais sobre o curso Power BI da Clarify no site.