O Microsoft Excel é uma das ferramentas mais utilizadas no mercado de trabalho. Por essa razão, tornar-se um craque nesse aplicativo por meio de um curso de Excel faz com que qualquer candidato se destaque na busca por oportunidades de emprego.

Mas tem uma coisa que é preciso saber antes de iniciar a contratação de um curso de Excel: qual o nível em que seu conhecimento se encontra. Afinal, aquilo que você já entende sobre a montagem de planilhas pode te colocar em um nível básico, intermediário ou avançado. Para saber como descobrir o seu nível de Excel, continue a leitura deste post até o final!

Como saber o que é esperado de cada nível do Excel?

Os processos seletivos de pequenas ou grandes empresas costumam procurar candidatos que apresentem determinado nível de Excel (básico, intermediário ou avançado), a depender daquilo que a vaga exige de conhecimento para o dia a dia de trabalho. 

Se você ainda fica em dúvida sobre a informação que deve incluir no seu currículo e não sabe muito bem como definir o seu conhecimento em Excel na hora de se candidatar a uma vaga, entenda abaixo o que é esperado de cada nível:

Básico

No nível básico, espera-se que a pessoa saiba elaborar uma planilha bem-estruturada. Uma boa formatação é fundamental para que os dados de uma planilha sejam transmitidos de forma clara aos seus usuários. 

Saber formatar de forma adequada significa ter conhecimento de ferramentas, como preenchimento de célula; cor, tipo e tamanho de fonte; aplicação de bordas; largura de colunas; orientação de texto e tipo de dado (que pode ser moeda, percentual, hora e data, por exemplo).

Também é esperado que alguém do nível básico saiba como usar operações matemáticas simples, como soma, subtração, divisão, multiplicação e porcentagem. Por fim, o candidato também deve conhecer funções básicas do Excel, como mesclagem de células, inserção de gráficos e movimentação de planilhas. 

Intermediário

No nível intermediário, um candidato já sabe utilizar grande parte das ferramentas que fazem parte do dia a dia de trabalho. Como exemplos de conhecimentos exigidos nesse nível, podemos citar as fórmulas lógicas (como S.E, E e FALSO) e também fórmulas de texto (como ESQUERDA, DIREITA, LOCALIZAR, SUBSTITUIR, EXT.TEXTO, entre outras).

Também espera-se que, no nível intermediário de Excel, a pessoa entenda como criar tabelas dinâmicas e como utilizar a função PROCV. Além disso, agrupar e desagrupar dados em uma planilha também é algo que deve ser realizado por alguém desse nível. 

Avançado

Esse é o último nível de conhecimento de Excel. Portanto, quem possui conhecimento avançado deve saber realizar funções mais complexas na hora de montar planilhas na ferramenta. O principal diferencial para esse nível é a capacidade de utilizar fórmulas matemáticas, financeiras ou de engenharia, como, por exemplo, PGTO, VF e TAXA.

Criação, edição e gravação de macros são atividades que colaboram para a automatização de tarefas dentro do Excel e também são conhecimentos esperados no nível avançado. Validação de dados, formatação condicional e a combinação de funções, uma dentro ou ao lado da outra, também devem ser realizadas sem grandes dificuldades por alguém desse nível. 

Como descobrir meu nível de Excel?

Se, mesmo depois de entender melhor o que é esperado de cada nível, você ainda tem dúvidas de como enquadrar o seu conhecimento de Excel, não se preocupe! A forma mais fácil e prática de descobrir o nível de Excel é com a realização de testes, como o da Clarify.

Com a prova de excel on-line da Clarify, você logo fica sabendo o quanto de conhecimento possui sobre a ferramenta. E o melhor: tudo é feito sem sair de casa de forma rápida e gratuita, e o resultado chega em poucos instantes no seu e-mail.

E para aumentar o seu nível de conhecimento, aproveite e se inscreva no curso de excel on-line da Clarify. São 107 aulas divididas em três módulos (do básico ao avançado) e que apresentam situações reais do ambiente de trabalho, além de um kit de exercícios para você praticar seu conhecimento ao longo do curso. E, no final, você recebe um certificado exclusivo de conclusão! Navegue pelo site!

Por outro lado, se você está contratando profissionais e precisa garantir que eles possuam experiência com o Excel, conheça os testes da Videm, a nossa plataforma de testes de recrutamento e seleção.