Buscando fazer o seu currículo se destacar? Saiba que um importante diferencial para quem pretende chamar a atenção dos recrutadores de pequenas e grandes empresas são os conhecimentos de ferramentas da Microsoft. Por isso, fazer um curso de Excel ou Power BI é uma escolha imprescindível nos dias de hoje.

Para quem nunca teve contato com essas ferramentas, os cursos são ótimas estratégias para aprender a utilizá-las do zero. E para quem já tem um conhecimento básico, estudar vai te ajudar a se tornar um ninja do Excel ou do Power BI! Entenda melhor, abaixo, por que essas ferramentas são cruciais para o mercado de trabalho. 

Qual a importância do Excel para empresas?

O Excel é uma das ferramentas mais utilizadas no dia a dia de empresas. Sua utilidade para criação de tabelas e planilhas é essencial em diversos setores, como financeiro, contábil, administrativo, comercial, tributário, marketing, RH e muito mais. 

Dentre os vários benefícios que o uso do Excel traz para qualquer negócio, o principal deles é o ganho de produtividade. Afinal, nada melhor do que essa ferramenta para organizar, armazenar e analisar informações.

Vale ressaltar também que o Excel é uma ferramenta universal. Dessa forma, uma vez que você aprende o necessário para mexer nesse programa, todo esse conhecimento pode ser aplicado em qualquer oportunidade de trabalho, seja ela dentro ou fora do Brasil. 

E a importância do Power BI?

Apesar de um pouco menos conhecido, o Power BI também é de extrema importância para o dia a dia de muitas empresas. Com o número cada vez maior de dados que as organizações precisam controlar diariamente, fica quase impossível fazer isso de forma manual. 

É daí que vem a importância do Power BI, uma ferramenta de Business Intelligence (BI) que permite a análise de dados por meio de uma interface amigável. A partir da inserção de informações, é possível fazer a organização e tratamento desses dados, além de criar relatórios e dashboards de acordo com as necessidades do negócio. 

Fica claro, então, que o uso do Power BI é essencial para empresas que queiram mensurar os resultados alcançados, fazer cálculos mais corretos, além de identificar em que setores é possível fazer melhorias para que o negócio tenha uma melhor performance.

Posso unir conhecimentos do Excel com o Power BI?

Se o uso de ferramentas como Excel e Power BI já é de extrema importância para as empresas, melhor ainda é unir os conhecimentos e utilizar esses dois instrumentos de forma aliada. Sim, isso é possível! A partir da criação de uma tabela no Excel, você pode importá-la para o Power BI e, então, criar relatórios supercompletos.
Para quem leu este artigo até aqui e agora deseja aprender a mexer nas duas ferramentas ou, ainda, aperfeiçoar os conhecimentos que já possui, a boa notícia é que a Clarify está aqui para te ajudar. Os cursos de Excel e Power BI da Clarify são muito completos, com conteúdo de fácil compreensão e possuem modalidades on-line e presencial. Escolha o melhor para você e faça sua carreira decolar!