A criação de um conceito de gestão ágil transformou os processos de planejamento, execução, monitoração e entrega de um projeto. Ao entender que a ideia de agilidade é mais do que um método, mas uma ótica que pode ser aplicada em diferentes metodologias, foi necessária a construção de uma cartilha para guiar a construção de softwares: o Manifesto Ágil.
O que é o Manifesto Ágil?
Publicado originalmente entre os dias 11 e 13 de fevereiro de 2001, no estado norte-americano de Utah, o Manifesto Ágil é um documento baseado em 12 princípios e quatro valores que norteiam o desenvolvimento ágil de softwares. Trata-se de um trabalho elaborado por 17 desenvolvedores que visavam propagar um conceito alternativo aos processos tradicionais de construção de um programa.
Quais os seus princípios?
Com o intuito de guiar profissionais e equipes na elaboração e execução de seus projetos com agilidade e maximizando resultados em suas diferentes etapas, os 12 princípios do Manifesto Ágil são:
1. Satisfação do cliente;
2. Mudança em favor da vantagem competitiva;
3. Prazos curtos;
4. Trabalho em conjunto;
5. Ambientação e suporte;
6. Falar na cara;
7. Funcionalidade;
8. Ambiente de sustentabilidade;
9. Padrões altos de tecnologia e design;
10. Simplicidade;
11. Autonomia;
12. Reflexões para otimizações.
E os seus valores?
De acordo com os princípios citados acima, o Manifesto Ágil é baseado em quatro valores:
1. Indivíduos e interações acima de processos e ferramentas: as relações humanas e a comunicação são peças-chave para diminuir ruídos e integrar a equipe.
2. Software funcionando é melhor que documentação abrangente: mais importante do que os caminhos traçados está o desempenho do produto.
3. Colaboração com o cliente acima de negociação de contratos: integrar o cliente ao time de desenvolvimento para tomadas de decisão, sem gerar conflitos, é requisito fundamental.
4. Responder a mudanças em vez de seguir um plano: ter um bom planejamento é fundamental, mas é mais importante saber ouvir os feedbacks e encontrar soluções rápidas diante de qualquer mudança ou adversidade.
O que o Manifesto Ágil mudou para o gerenciamento de projetos?
Ao ser idealizado, o Manifesto Ágil não apenas quebrou alguns conceitos considerados ultrapassados como também transformou o gerenciamento de projetos em um processo mais funcional, com uma abordagem leve e de mínima intervenção. Assim, permitiu que todo planejamento fosse dividido em etapas menores, conhecidas como iterações, com a possibilidade de incrementar mudanças estratégicas a cada fechamento de ciclo.
Enquanto o modelo tradicional é baseado em entregas únicas, com foco em uma tarefa por vez, e planejamento completo antes do início da execução e poucas alterações, a metodologia ágil aposta na entrega em partes, priorizando sua atenção a várias tarefas simultâneas, no planejamento iterativo e incremental, permitindo alterações sempre que necessário.
Qual é a importância de utilizar métodos ágeis com a gestão de projetos?
Ao aplicarem os métodos ágeis em seus processos de desenvolvimento e gestão de projetos, as empresas ganham inúmeros benefícios, que vão desde o planejamento até a entrega final. Confira:
Entregas ágeis
Graças ao desmembramento de equipes, processos e ações, é possível que novos recursos sejam lançados simultaneamente.
Mais transparência
Como um dos valores do Manifesto Ágil exige a colaboração do time de desenvolvimento com o cliente, a transparência do projeto é sempre maior, aproximando, inclusive, essa relação. Além disso, é comum que todas as equipes trabalhem juntas e estejam sincronizadas com tudo o que acontece no projeto.
Qualidade final
Se no conceito tradicional o cliente só participava nas fases finais, na metodologia ágil a sua presença é constante do início ao fim, aumentando as chances de o resultado atender às expectativas e desempenhar com mais qualidade.
Riscos reduzidos
Uma vez que o modelo abre espaço para mudanças e replanejamentos, todas as falhas podem ser solucionadas de forma mais veloz sem comprometer o plano de trabalho, diminuindo, assim, os riscos de erros.
Conheça o curso de Scrum e Métodos Ágeis da Clarify
Hoje o Scrum é sinônimo de resultados, isso porque sua base é composta pela metodologia ágil. Pensando em preparar profissionais da área de gestão de projetos, a Clarify desenvolveu um curso totalmente focado no uso prático do método Scrum, em uma verdadeira imersão nas práticas ágeis. O programa de estudos tem como diferencial o uso de técnicas e ferramentas que permitem a interação das equipes e a prática de todo o conteúdo aplicado.
Deixe uma resposta