A gestão ágil de projetos é muito importante para que as empresas estejam preparadas para lidar com os desafios do mercado. Conheça essa metodologia e saiba como se especializar.
A metodologia ágil de gestão de projetos determina formas otimizadas de fazer o gerenciamento de projetos levando em consideração melhorias contínuas, adaptações e flexibilidade.
Algumas características dessa metodologia são:
- comunicação clara e eficiente;
- foco no cliente;
- organização;
- trabalho em equipe.
Como a gestão ágil de projetos difere da tradicional?
Basicamente, a gestão tradicional de projetos tem como objetivo entregar o produto apenas quando ele se encontra 100% pronto.
Já a gestão ágil de projetos analisa todas as etapas de elaboração do produto para identificar quando as funcionalidades já garantidas são suficientes para solucionar parte da demanda do cliente. Ou seja, o produto vai sendo entregue conforme é desenvolvido, o que ajuda a agilizar os resultados do cliente e a gerar valor ao seu negócio.
Nesse sentido, é possível afirmar que no método tradicional o produto é correspondente a um único projeto, enquanto na gestão ágil ele pode ser dividido em pequenos projetos com entregas parciais.
O que é o manifesto ágil?
O manifesto ágil nasceu de uma análise de gerenciamento de projetos bem-sucedidos. A reunião ocorreu em 2001 e determinou as primeiras metodologias ágeis, como o Scrum.
Ainda hoje, o manifesto ágil é um dos grandes guias de sucesso para a gestão ágil de projetos. Ele parte de quatro princípios fundamentais. São eles:
- A capacidade de adaptação e resposta a mudanças repentinas e inesperadas;
- As intenções dos indivíduos envolvidos no projeto, acima de procedimentos e ferramentas;
- O foco no cliente, muito mais do que no contrato propriamente dito;
- O funcionamento de softwares e programas.
Quais são as principais metodologias de gestão ágil?
Lean
O Lean é uma metodologia ágil bastante utilizada em todo o mundo. Tem como objetivo principal a redução de gastos e desperdícios a partir de uma produção mais rápida e direta, sem esquecer da qualidade e das boas práticas que trazem lucros para a empresa.
Kanban
O Kanban pode ser entendido como um método ágil de organização em quadro, no qual as tarefas e projetos ficam expostos de forma a trazer clareza sobre a realização de cada etapa.
Dessa forma, toda a equipe pode observar em que etapa cada projeto se encontra de forma mais prática e ágil.
eXtreming Programming (XP)
O eXtreming Programming se pauta em atitudes e comportamentos, coletando feedbacks, promovendo a comunicação entre a equipe e prezando uma metodologia simples de gestão de projetos.
É uma metodologia usada por empresas que almejam criar um relacionamento próximo entre colaboradores, criar um clima mais familiar e promover a motivação entre os funcionários.
Scrum
O Scrum é uma metodologia que surgiu há décadas e é amplamente utilizada até hoje por contemplar uma gestão ágil de projetos por meio da divisão do desenvolvimento em etapas (os chamados sprints).
Dessa forma, conforme o projeto avança, seus processos passam por diferentes etapas, e tudo isso é analisado e cronometrado visando à otimização do trabalho.
Com o Scrum, a gestão ágil de projetos ganha acompanhamento contínuo e maior previsibilidade das etapas. Trata-se de uma metodologia ideal para empresas que almejam entregar mais valor ao cliente e, dessa forma, fidelizá-lo.
Se interessou pela metodologia Scrum? Saiba como se especializar em gestão ágil de projetos com o curso Scrum da Clarify.
Gestão ágil: conheça o curso Scrum e Métodos Ágeis
O curso Scrum da Clarify garante ao profissional a certificação Scrum e a de gestão ágil de projetos.
Com esse curso, você pode vivenciar uma imersão na gestão ágil de projetos e participar de um time para fazer a gestão de um projeto inteiro utilizando Scrum e outras técnicas ágeis.
A Clarify é uma escola que promove o curso Scrum para todos que almejam colocar o universo dos negócios em movimento. Navegue pelo site e veja como aprender gestão ágil de projeto por meio do Scrum.
Deixe uma resposta